quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Reconciliação: um processo que vale a pena

"Reconciliar significa conciliar de novo; aliar-se, unir-se, harmonizar-se novamente. Em outras palavras: estar juntos de novo e de verdade. É amar de novo. É dizer: aconteceu, mas vamos fazer as pazes, dar as mãos. Não vou desistir de você, ainda que você desista de mim. Só teremos vitória na vida se tivermos uma palavra: Reconciliação.
Em 2 coríntios 5:19, Paulo diz: "e Ele nos confiou a palavra da reconciliação". Deus nos deu a palavra reconciliação, porque Ele tem prazer na mesma.
Mas como se reconciliar? Como perdir perdão? É preciso aprender com Deus.

1º Dê o primeiro passo - Independente se a culpa é de um ou de outro, ou mesmo dos dois, dê o primeiro passo. Mostre que Deus te perdoou pelos seus erros, e dê o primeiro passo pedindo perdão.

2º Tenha um reconciliador  - Não basta querer se reconciliar, é preciso de um reconciliador, alguém para servir de ponte para a reconciliação. Para isso, há pessoas que podem ajudar, porém o reconciliador perfeito é Jesus. Conte com ele. Diga: Senhor, magoei e fui magoado, mas não posso deixar que esta situação roube a benção que o Senhor tem para nossa vida, por favor me ajude a dar o primeiro passo e faça com que a pessoa perceba.

3º Exerça o ministério de reconciliação - Não é só dar o primeiro passo, é servir, insistir, ou seja, agir ativamente em favor da reconciliação construindo momentos de união , criando espaços para conversar, fazer um banquete, trocar idéias, procurar pensar mais na outra pessoa, procurar compreender.

4º Perdoe o que ficou para trás - Perdoar não significa esquecer ou ter amnésia, significa decidir não mais lembrar. Nós não devemos lembrar aquilo que nunca mais deveria ser lembrado, não porque esquecemos, mas porque decidimos virar a página. Deus quando nos reconciliou não cobrou os erros feitos, simplesmente jogou no mar do esquecimento porque nos arrependemos de verdade. Que direito temos de lembrar dos erros de outras pessoas contra nós?

5º Inicie esse processo se reconciliando com Deus - O mais importante está aqui. Nenhum processo de reconciliação é válido se não existir o Deus no meio. Primeiro devemos pedir perdão por nossos erros, depois devemos perdoar e dai sim, partir para o primeiro passo de reconciliação. Sem Deus os sonhos não vão se realizar e sua vida não será vitoriosa.

E lembre-se, a reconciliação é um processo, que muitas vezes parecer demorar, mas que sempre vale a pena. O sorriso, o olhar, o amor, a comunhão, o abraço, o carinho e todos os sentimentos bons restaurados sempre valem a pena. Porque é mais forte, é mais puro."

Rev. Waldo Vargas - Boletim 43/2011 - Igreja Presbiteriana Hebrom

4 comentários:

Marcos disse...

Gostei de ler isso Juu! Imagino que tenha rolado alguma coisa então?

Marcos

Anônimo disse...

Acho que reconciliar é o melhor que podemos fazer quando o peso é grande demais, reconciliar mesmo que com nós mesmos!!

Tira o Jaleco disse...

Reconciliação é um ato admirável e muito bonito!
Gostei (:

Beijos,
Marcella
http://diario-de-marcella.blogspot.com/

Júlia disse...

Não Marcos, ainda não rolou nada... eu só postei isso, porque bom, quando fui na igreja, o pastor falou muito de reconciliação...
E antes de se reconciliar com alguém, temos que nos reconciliar com nós mesmos.

E por isso postei isso.

Obrigada pelo carinho.